Praças: População deve ajudar mais para conter o vandalismo

Geral


22/11/2021 - Por mais que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realize diariamente a limpeza dos cerca de 50 espaços públicos municipais, é praticamente impossível conter os atos de vandalismo se não houver uma maior participação da população, repreendendo ou denunciando esses atos.
As depredações cometidas nesses espaços e principalmente nas praças refletem a falta de conscientização de parte da população, que não se preocupa com a vida em sociedade.
Diversas famílias estão aproveitando a melhora no cenário da pandemia para voltar a frequentar esses espaços com seus filhos. Porém, quando chegam a muitos desses locais se deparam com um espaço completamente pichado, com bancos quebrados, banheiros depredados e objetos furtados.
Em casos mais extremos, como já registrado no Parque do Atleta, vândalos chegaram a atear fogo em um dos espaços da praça, que hoje passa por reforma.
A movimentação nas praças é ainda maior durante os finais de semana. Mas ao chegarem ao local, muitos visitantes se deparam com praças escuras e sem iluminação, devido à destruição das luminárias e lâmpadas.
A Praça do Jardim Unesp, por exemplo, continua sendo alvo de vandalismo e as lâmpadas instaladas no local também foram parcialmente danificadas. Ainda sobraram algumas.
Esses atos são recorrentes em diversos espaços públicos. Recentemente, a Prefeitura de Tupã resolveu instalar lâmpadas de led em alguns trechos da cidade para melhorar a iluminação pública e gerar mais segurança e economia. Os trechos que contaram com essa nova iluminação foram a Avenida Tabajaras, sentido vicinal Tupã/Quatá, Rua Aimorés, Avenida Tamoios e Praça da Bandeira. O projeto passa por estudos para ser ampliado a outras regiões da cidade.
Vale lembrar que, além da participação da comunidade, outra medida que poderia reduzir os atos de vandalismo praticado nesses espaços seria a instalação de câmeras de monitoramento. Mas muitas praças, principalmente na periferia, ainda continuam sem essa fiscalização, o que facilita a ação dos criminosos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade

publicidade