Praça do Estádio: Espaço se transforma em novo ‘point’

Geral


A Praça “Aparecido de Barros - Caveira”, mais conhecida por Praça do Estádio, tornou-se um novo “point” da cidade, recebendo centenas de pessoas aos finais de semana. Nas noites de sexta, sábado e domingo, até o trânsito fica prejudicado, tamanho o número de pessoas no local.
Com a chegada do fim de ano, a expectativa é de que o local seja ainda mais frequentado, principalmente pelo público jovem da cidade. O aumento na movimentação no local deverá chamar a atenção das autoridades para garantir a segurança, já que o espaço também é frequentado por famílias, idosos e crianças.
O secretário Municipal de Planejamento, Valentim Bigeschi, disse que a problemática de violência pode ocorrer em qualquer espaço público da cidade. “Lá é só mais uma praça da cidade. No Parque Universitário, por exemplo, adolescentes vão ao local com bebidas alcoólicas e quebram garrafas de vidro”, disse.
Bigeschi explicou, ainda, que a Praça do Estádio é um espaço localizado em uma das regiões mais movimentadas da cidade, na Avenida Tamoios, o que torna o local ainda mais frequentado. “A questão da segurança pública foge do aspecto da prefeitura. Essa é uma questão de cultura da população e responsabilidade da Polícia Militar. Eu desconheço fato de maior violência naquele local”, salientou.
O secretário explicou que câmeras de monitoramento foram instaladas no local para identificar atos de vandalismo, mas não necessariamente para aumentar a segurança no local. “As filmagens podem ajudar a polícia, caso precise das imagens. Mas as câmeras não são para coibir a violência, mas para identificar os vândalos”, salientou.
O problema é que as câmeras foram compradas há cerca de um ano, mas ainda não funcionam. O secretário não soube informar se elas já foram ligadas para iniciar o sistema de monitoramento.
Vale lembrar que usuários de drogas e andarilhos estavam se abrigando nos boxes da praça. Esses espaços seriam oferecidos para empresários interessados em comercializar seus produtos no local, criando uma praça de alimentação na Praça do Estádio. A praça foi inaugurada há cerca de um ano e, até o momento, a prefeitura ainda não abriu processo licitatório para concessão dos espaços.
O secretário disse que a prefeitura investe na estrutura das praças públicas, como ocorreu na Praça “Sérvulo de Castro”, ao lado da EE “Anísio Carneiro”. “Lá estava um  ‘breu’ e as pessoas recebiam ameaças. Revitalizamos a Praça do ‘José Feliciano’ (conjunto habitacional) para garantir a qualidade do espaço público”, afirmou. “As crianças voltaram a frequentar a praça”, acrescentou.

Bigeschi destacou que, após a troca de governo, a prefeitura investe ainda mais na manutenção das praças e espaços públicos do município. “Melhoramos a iluminação nas praças da Capela São João Batista, e Igreja São Judas Tadeu. Essas praças estavam abandonadas e sem iluminação”, disse.
O secretário disse que a prefeitura possui mais de 40 espaços públicos para realizar melhorias. “A prefeitura tem suas prioridades e a população tem que ter um pouco mais de paciência. Não dá para fazer todos esses trabalhos de uma única vez, mas estamos fazendo as manutenções”, disse.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias