Plano Diretor: Secretário diz que prefeitura está cumprindo TAC de arborização

Geral


10/6/2021 - O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre”, afirmou na manhã de ontem, quarta-feira, dia 9, que a Prefeitura de Tupã está cumprindo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a Promotoria Pública no final do ano passado.
Segundo informações, o prazo para cumprimento do TAC não foi contabilizado enquanto o fórum esteve fechado durante as restrições da pandemia.
De acordo com “Zé Vinagre”, a prefeitura tem até o final do ano para plantar cerca de 4 mil árvores na cidade, sendo 2 mil na região central e 2 mil na região Leste. “Estamos plantando”, disse.

Apesar do ritmo da arborização ainda não ser a esperada, o secretário acredita que até o final do ano a prefeitura deva plantar cerca de 2,5 mil árvores nas áreas estipuladas no TAC. “Nossa maior dificuldade está sendo atender todos os moradores que não têm condições de abrir as calçadas para fazer o plantio. Mas esse é um trabalho que estamos fazendo”, afirmou.
Aqueles que não possuem condições de abrir um espaço em suas calçadas para fazer o plantio, podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone (14) 3496-3346 e solicitar o serviço. “As pessoas podem ligar na secretaria que nós cortamos a calçada e plantamos as mudas”, disse.
O morador pode escolher a espécie de árvore que será plantada em frente da sua casa, de acordo com o estoque de mudas disponível no Viveiro Municipal.
“Zé Vinagre” explicou, porém, que a seca e a falta de chuva dificultam esse plantio. “Mas, apesar disso, estamos aguando essas árvores”, disse.
No caso dos moradores que descumprirem a determinação de plantar uma árvore em frente à residência, a prefeitura notifica o proprietário e, caso o serviço não seja realizado no período estabelecido, a própria secretaria executa o trabalho em cumprimento do TAC.

 Linha férrea

Outro problema que preocupa principalmente os moradores que residem próximos à linha férrea é o acúmulo de mato que se desenvolve nesses locais.
O secretário explicou que a prefeitura já roçou cerca de 7 quilômetros de mato acumulado às margens da ferrovia, desde o 1º até o 3º Distrito Industrial. “Mas esse serviço deve ser feito pela empresa Rumo (concessionária da rodovia)”, afirmou.
“Zé Vinagre explicou que, se a Rumo não faz a roçada a cada 90 dias, a prefeitura executa os serviços por conta própria e manda a conta para a empresa pagar. “Até o momento, eles não nos pagaram os últimos serviços que realizamos e que foram debitados em cerca de R$ 315 mil”, afirmou. “Eles contestaram na justiça o pagamento desse valor, mas essa foi uma ordem judicial que tivemos que cumprir”, acrescentou.

Depois dessa notificação, o secretário disse que nos últimos 15 dias funcionários da empresa estiveram em Tupã para realizar a roçada do mato nas margens da rodovia. “Esse serviço precisa ser feito quatro vezes por ano. E daqui 90 dias, se eles não fizerem vamos notificar para que realizem esse serviço novamente. Esse mato alto atrai insetos e escorpiões e não podemos deixar que a situação fique desse jeito”, destacou.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade