'O Sétimo Guardião' é a nova aposta da Globo

Variedades


GB Edições

Nesta segunda-feira a Globo estreará mais uma novela de Aguinaldo Silva, desta vez com um enredo fantástico com direito a gato vidente e fonte da eterna juventude. O centro da trama acontece em Serro Azul. A cidade fictícia tem clima pacato de interior e os avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram até lá, no entanto bem depressa o telespectador vai perceber que o local não precisa disso para ser interessante. Serro Azul tem em seu subsolo um gigantesco aquífero, uma enorme reserva daquilo que a cada dia se torna o bem mais precioso da Terra: a água. E mais, uma fonte da eterna juventude, que é protegida por sete guardiões que têm como missão garantir que essa riqueza não chegue às mãos erradas. São eles: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feli-ciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor.
A novela, que marca a volta de Aguinaldo Silva ao realismo mágico, vai mostrar que alguns lugares guardam grandes histórias e muitos mistérios escondidos. Resta saber até quando cada um é capaz de guardar um segredo. “Fico feliz em participar deste momento em que Aguinaldo resgata um universo no qual ele sempre transitou muito bem. Nossa história vai falar de segredos, da importância da água, mas principalmente de amor, através de Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso). O grande conflito desse casal será a missão de proteger a fonte”, afirma o diretor artístico Rogério Gomes.
Sempre por perto dos guardiões está Léon, o gato de Egídio (Antonio Calloni). Alguns comentam que o animal tem poderes. Outros se arriscam a dizer que ele não é apenas um gato. E é justamente a partir de León - ou melhor, de seu desaparecimento - que a história de “O Sétimo Guardião” começa a ser contada. Quando o guardião-mor percebe que o animal sumiu, logo trata de avisar aos companheiros da irmandade, pois Egídio sabe muito bem o que isso significa: é um sinal de que sua morte se aproxima, e Léon foi em busca daquele que ocupará seu posto.
León, de forma mágica, aparece em São Paulo, onde vive a famosa empresária do ramo de cosméticos Valentina Marsalla (Lília Cabral), e cruza com o filho dela, Gabriel (Bruno Gagliasso), em plena Avenida Paulista. Esse encontro enigmático acontece justamente no dia do casamento do rapaz com Laura (Yanna Lavigne). Para Valentina, essa união é muito importante, principalmente porque a jovem é filha do mi-lionário Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos), e a união das famílias representa a salvação de sua situação financeira, que atualmente não é das melhores.
Mas, para desespero da empresária, pouco antes da cerimônia, Gabriel, de uma forma absolutamente inesperada, desiste de se casar e vai embora sem dizer para onde, nem o motivo. Essa atitude faz com que um filme triste se repita na memória de Valentina. O rapaz nunca soube, mas, na juventude, ela foi abandonada no altar por Egídio e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar.
Depois de decidir, mesmo que de maneira inconsciente, mudar os rumos de sua vida, Gabriel dirige em direção a Serro Azul, sem nunca sequer ter ouvido falar do local. Seu único objetivo é descobrir o que o atrai para aquele lugar. Mas, como o destino muitas vezes faz questão de surpreender, quando o rapaz está chegando à cidade, sofre um acidente e é socorrido pela misteriosa Luz (Marina Ruy Barbosa).
A jovem, aliás, tem uma ligação muito forte com Léon e se entende com o animal através do olhar. E é conduzida pelo gato que Luz consegue salvar Gabriel. Recém-formada professora, a jovem foi cria-da pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Luz sabe, no entanto, que sempre esteve longe disso. Desde pequena, ela tem sonhos misteriosos e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer.
Luz leva Gabriel para sua casa e decide, com o avô, ajudar o rapaz até que ele se recupere e descubra o que o levou até ali. Em pouco tempo, os dois percebem que algo forte os une: o amor. Disposto a viver esse sentimento, o jovem será capaz de enfrentar a fúria de sua mãe, Valentina. E o casal ainda terá um obstáculo maior para encarar: Gabriel terá que escolher entre o amor de Luz e sua missão de ser o novo guardião-mor da fonte.

Enquanto os guardiões se preocupam em proteger a fonte, o restante da cidade está alheio a tudo que envolve esse segredo. Mas isso não faz com que a vida dos moradores “comuns” seja menos movimentada. Definitivamente. A beata Mirtes (Elizabeth Savalla), por exemplo, não perde a oportunidade de tumultuar qualquer ambiente em que esteja. Católica fervorosa, ela está sempre acompanhada de Jurandir (Paulo Miklos), Liliane (Simone Zucato) e Roseane (Talita Fusco). Mirtes é mãe do doutor Aranha (Paulo Rocha) e nunca aceitou o casamento do filho com Stella (Vanessa Giácomo). A nora perdeu um bebê que esperava e nunca mais conseguiu engravidar, o que faz com que Mirtes viva dizendo que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Apesar de contar com o apoio do marido, Stella por vezes se sente insegura em meio às insinuações da sogra e tem que ser forte para não sucumbir ao vício pela bebida. Aranha, que tem adoração pela mãe e é completamente apaixonado pela esposa, vive na linha de fogo, tentando acabar com a guerra entre as duas.
Além da relação conflituosa com Stella, Mirtes não dá sossego para o ex-genro, João Inácio (Paulo Vilhena). Ela faz marcação cerrada para que ele respeite a memória de sua filha que morreu e, ao descobrir que o rapaz está envolvido com Stefânia (Carol Duarte), uma das meninas do bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), passa a infernizar a vida do casal. Ondina, aliás, é outro alvo de Mirtes. A beata considera a cafetina a encarnação do pecado e não poupa insultos quando cruza com ela pelas ruas de Serro Azul.
Ninguém sabe ao certo se a pousada Paraíso da Ondina serve de fachada ao bordel que a guardiã mantém nos fundos do imóvel, ou se é o contrário. Mas quem já frequentou os dois sabe que eles se complementam. Os estabelecimentos são ligados por um túnel, assim os distintos clientes que frequentam o bar da pousada podem, a certa altura, seguir em direção ao bordel sem levantar suspeitas.
Estes são os principais núcleos que movimentarão a história de “O Sétimo Guardião”. O enredo é diferente daqueles já apresentados nos folhetins que sempre tem suas histórias ambientadas nas grandes capitais. Agora, Aguinaldo Silva oferece aos seguidores dos folhetins a oportunidade de se infiltrarem numa trama fantástica e um tanto inverossímil. Promete sucesso. É ver e conferir.

 

Quem É Quem?

- Gabriel (Bruno Gagliasso) - Filho de Valentina Marsalla; no início da trama, está noivo de Laura, mas depois que o gato León misteriosamente cruza seu caminho, em São Paulo, desiste de se casar e vai embora para Serro Azul, deixando tudo para trás.

- Luz (Marina Ruy Barbosa) - Recém-formada professora, foi criada pelo avô, Sóstenes. Desde pequena, tem sonhos enigmáticos, alguns deles visões de algo que está prestes a acontecer. Além disso, Luz se entende com o gato León através do olhar.

- León (gato) - Gato de Egídio é envolto por mistérios. Tem uma forte ligação com Luz.

- Egídio (Antonio Calloni) - É o guardião-mor da fonte. Reservado, só sai do casarão onde vive com o gato León quando precisa se reunir com os outros guardiões. Sua fiel escudeira é a empregada Judith, a única pessoa de fora da irmandade a quem ele confia o segredo da fonte.

- Eurico (Dan Stulbach) - Prefeito de Serro Azul é ambicioso e sonha chegar a Brasília através da política. Casado com Marilda, é pai de Geandro e Júnior.

- Feliciano (Leopoldo Pacheco) - Mendigo, está sempre a postos em frente à igreja, observando tudo o que acontece na cidade.

- José Aranha (Paulo Rocha) - É o médico de Serro Azul. Filho amoroso faz de tudo para que a mãe, a beata Mirtes e sua esposa, Stella, por quem é completamente apaixonado, se entendam.

- Joubert Machado (Milhem Cortaz) - Delegado de Serro Azul. É casado com a exuberante Rita de Cássia.  Apesar dos anos de casamento, eles conseguem manter o fogo da paixão. Machado tem um segredo íntimo que esconde a sete-chaves: ele gosta de usar calcinhas.

- Milu (Zezé Polessa) - Dona da loja de produtos esotéricos Cristalina. Bem no alto de uma prateleira, tomando conta de tudo, está Minerva, sua coruja de estimação e seu talismã, que tudo vê, embora esteja empalhada.

- Ondina (Ana Beatriz Nogueira) - Durante o dia, cuida de sua pousada, a única da cidade. À noite, é cafetina do bordel Paraíso da Ondina. Protege como uma mãe as meninas que trabalham para ela, além de Adamastor, seu fiel escudeiro na administração tanto da pousada quanto do bordel.

- Valentina Marsalla (Lília Cabral) - Famosa empresária do ramo de cosméticos, não abre mão do glamour. Mãe de Gabriel, seu grande objetivo é que o filho se case com Laura, herdeira do milionário Olavo, garantindo, assim, o futuro de seus negócios.

- Olavo (Tony Ramos) - Empresário milionário é pai de Laura. Movido pela ambição por dinheiro, seu único ponto fraco é a filha. Ele é capaz de qualquer coisa para vê-la feliz.
 
- Laura (Yanna Lavigne) - Órfã de mãe, cresceu sendo mimada pelo pai, o milionário Olavo. No início da trama, é noiva de Gabriel.

- Louise Marie (Fernanda de Freitas) - Assistente de Valentina está sempre a postos para as ordens da empresária. Mantém um caso com Sampaio.

- Sampaio (Marcello Novaes) - Motorista, segurança e pau-para-toda-obra de Valentina. Enigmático, ele vê e ouve muitas coisas sobre a patroa. Ganhou a confiança dela e sabe o bastante para fazê-la cair do cavalo, não fosse o fato de que, se abrisse o bico, também se daria mal.
 
Marcos Paulo (Nany People) - Químico que trabalhou com Valentina no passado, mora em Paris. Receberá uma proposta da empresária e voltará ao Brasil.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias