Morre o ex-vereador e advogado Pedro Basan

Geral


Morreu na manhã de ontem, quarta-feira, dia 9, em São Paulo, o ex-vereador e advogado tupãense Pedro Mudrey Basan, de 75 anos. Ele encontrava-se internado em um hospital na capital paulista desde o início do mês, com diversos problemas de saúde.
Pedro Mudrey Basan é pai do jornalista e repórter da Rede Globo, Pedro Basan Júnior. Ele foi vereador à Câmara Municipal de Tupã e presidente do Legislativo no ano de 1974. O corpo foi trasladado para Tupã, havendo previsão de que chegaria na madrugada de hoje.
Inicialmente, a previsão é de que o velório será iniciado às 7 horas da manhã, devendo as homenagens serem prestadas até as 11 horas, quando ocorre o sepultamento no mausoléu da família, no Cemitério São Pedro.

Pioneiros
Pedro Basan, de personalidade forte, foi reconhecido jurista em Tupã e na região. Sua família é pioneira. O pai, o saudoso Demétrio Hristafor Seiric Basan, chegou por aqui em 1926, vindo da Romênia. Sua chegada aconteceu antes mesmo do fundador Luiz de Souza Leão.

Desbravador, ajudou a abrir essas terras. Em 1940, casou-se com Rosa Mudrey Basan, com quem teve os filhos Davi e Pedro Mudrey Basan.
Embora a família tenha aportado por aqui como vinda da Romênia, na verdade sua origem era russa, mais precisamente da cidade de Borodino, na região de Abissarábia, próximo do Mar Negro. Ocorre que esta região foi tomada pela Romênia durante a 1ª Guerra Mundial.
O advogado e ex-vereador Pedro Mudrey Basan sempre destacou a sua origem humilde. Isso ele transmitiu para o filho. A família sempre lutou muito para vencer, com muito trabalho e estudo. 

Pedro Basan era corintiano, onde era conselheiro da diretoria. Sempre teve outra paixão, além da advocacia: o rádio. Por isso, atuou principalmente na Rádio Tupã AM, atual Nova Tupã FM, seja como comentarista esportivo e até apresentador.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias