Médico veterinário de Tupã assume cadeira em academia estadual

Geral


O médico veterinário Waldyr Brandão, que durante muitos anos atua em Tupã e região na área de inspeção de alimentos de origem animal, tomará posse no próximo dia 28 de junho na Academia Paulista de Medicina Veterinária, ocupando a cadeira de n.º 02, cujo patrono é  o cientista Adolpho Penha, médico veterinário, astrônomo e físico, conhecido no meio cientifico como o cientista eclético (1904/1980).

Brandão, natural do município de Pinheiral, RJ, se formou em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com cursos de especialização na área de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e mestrado em vigilância de alimentos de origem animal pela Unesp Botucatu. Formado em Direito pela Fadap Tupã, foi professor no Colégio Técnico Agrícola de Cândido Mota, cuja primeira turma de formandos no curso técnico agropecuário leva seu nome. Na Unimar/Marília, lecionou nos cursos de zootecnia e medicina veterinária. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, região de Marília; participa de entidades como o Rotary Clube de Tupã, clube que presidiu por duas vezes. Atuou junto ao Conselho Municipal de Saúde, sendo sua a autoria de proposta transformada em lei pelo então prefeito Carlos Messas, que dá assento permanente à associação de classe naquele Conselho Municipal. Foi o autor do anteprojeto de criação do Serviço de Inspeção Municipal de Tupã. Se destacou ainda na fundação da Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região, cujo estatuto por ele elaborado serviu de base para diversas associações em vários estados, sendo um grande divulgador da profissão. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária/SP por dois mandatos e Delegado Regional por Marília. Por duas ocasiões recebeu da Câmara Municipal moções de congratulações pelos trabalhos prestados à comunidade e por sua atuação profissional consagrada na região. Há mais de uma década é membro da Comissão de Avaliação Própria da Faccat.

Colaborou durante muito tempo com jornais de várias cidades, destacadamente o DIÁRIO de Tupã, onde escreveu diversos artigos técnicos, participando de entrevistas em emissoras de rádio, televisão e blogs, buscando sempre esclarecer a comunidade, com clareza, em assuntos de sua área, o que lhe valeu angariar o respeito de profissionais de várias áreas. É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Tupã - Aclat - e tem como paraninfo o médico e cientista Osvaldo Cruz.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias