Matriz de São Pedro: Igreja é um dos principais pontos de visitação

Geral


Pela fé e pela beleza. Não dá para negar que a reforma interna do prédio da Igreja Matriz de São Pedro transformou aquele espaço, atraindo a atenção de muita gente. Católicos, devotos do santo e não católicos frequentam o prédio para apreciar cada detalhe da decoração interna, feita por um artista especialmente contratado, com algumas peças inclusive banhadas em ouro.

A verdade é que o prédio, destinado para celebrações religiosas, é uma verdadeira obra de arte a ser admirada por todos, religio-sos ou não. A reforma da Matriz de São Pedro seguiu padrões arquitetônicos e artísticos em sua construção, com influências da arte barroca, e de um estilo mais contemporâneo, a Art Nouveau, do século XIX.

Pouca gente se lembra, mas o projeto de reforma e adequações do principal prédio religioso da cidade foi iniciado no ano de 2005, 14 anos atrás, com a retirada dos vitrais, verdadeiras obras de arte, feitos de vidros belgas, que foram encaminhados para restauração a uma empresa especializada, em Minas Gerais. Foi preciso alguns anos de minucioso trabalho, para a perfeição das obras estampadas.
Enquanto isso, o prédio recebia os trabalhos de infraestrutura, com reforço de fundações, novas calhas e outras obras, dentro da maior reforma já feita até agora no gigantesco prédio cravado na Praça da Bandeira.

Logo em seguida foi iniciada a reforma das paredes, altar e outros detalhes, em 2013, inclusive com a contratação de um artesão mineiro especialista em arte sacra. E finalmente começou a pintura da parte externa.
Não se sabe ao certo, mas o investimento feito no prédio, inicialmente previsto em R$ 1 milhão, ultrapassou a casa de R$ 3 milhões. Mas valeu à pena, pois o prédio hoje é escolhido para a realização de casamentos e visitado para registro de fotografias e contemplações de sua arte. 
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) informou que o prédio é um dos principais pontos de visitação da estância turística, especialmente pelo público da terceira idade. A matriz também recebe a visita de fiéis da igreja católica e estudantes de artes que buscam realizar estudos sobre a construção do prédio in loco.

Quase no final

Mas, mesmo depois de 14 anos de obras, a reforma ainda não terminou, restando os últimos detalhes para isso. Por isso, a paróquia busca agora recursos para quitar as dívidas com a reforma externa e para fazer o revestimento da escadaria e obras de acessibilidade. 
Para levantar esses recursos, a igreja realizará quermesse entre os dias 10 a 12 de outubro, em comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em frente à capela dedicada à santa, localizada na Rua Cherentes, na Vila Marajoara. No domingo, dia 13 de outubro, será realizado show de prêmios para arrecadação de recursos que serão utilizados para o pagamento dessas despesas.

Vale lembrar que no dia 18 de novembro, a Igreja Matriz de São Pedro será abençoada e consagrada. Mas, para que isso aconteça, o altar da igreja precisa ser de mármore. Para implantar essa nova pedraria, a paróquia precisará de novos investimentos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias