Mandioca: Produtores reduzem investimentos na atual safra

Geral


O aumento na oferta da mandioca reduziu o preço do produto neste ano, em 25%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A tonelada da mandioca, que era vendida pelos produtores rurais a R$ 400,00 no ano passado, caiu para R$ 300,00 neste ano, devido ao aumento na produtividade da safra anterior.
Neste ano, os produtores rurais não demonstram o mesmo interesse para investir na cultura, diante da queda nos preços. 
Aqueles que decidiram apostar no plantio da atual safra enfrentam um período de seca e altas temperaturas na preparação do solo. “A época ideal para plantio é entre os meses de maio a agosto, onde a produtividade é maior. Os produtores, agora, estão realizando o preparo do solo”, disse o empresário e produtor rural Edson Schiavon.
O empresário destacou a falta de investimentos que a cultura poderá registrar neste ano, devido a queda nos preços. “Na mesma época do ano passado, havia mais estímulo para a produção da mandioca, o que não está acontecendo neste ano, devido ao aumento na oferta de mercado”, salientou. “Na safra passada, houve expansão de cerca de 50% da área plantada na região. Por conta disso, os preços caíram nessa safra”, acrescentou.
Vale lembrar que o início da colheita da safra 2018/2019 está previsto para o mês de maio - que coincide com o início do plantio da safra 2019/2020. “Os produtores não plantaram no mês de agosto, devido a pouca quantidade de chuvas. Apesar do aumento de 50%, a produção da safra 2018/2019 terá um prejuízo de 20%. O desenvolvimento da cultura também sofre com a estiagem”, explicou.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias