“ FRAGMENTOS” DA HISTÓRIA DE TUPAN

Geral


                   91 ANOS DE FUNDAÇÃO
                                               david de castro

20/10/2020 - 1.Em julho de 1972 eram vivos os comentários na cidade dando conta da possibilidade de Waldemar Buffulin [acima, no centro, com o gerente da Rádio Clube de Tupã, Ali de Assis. Sentado, à esquerda, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã, Décio de Almeida Moraes] vir a ser candidato a prefeito de Tupã. Buffulin agradece a receptividade e demonstra interesse pela disputa sem, no entanto, confirmá-lo de pronto. Em 17 de junho de 1972 o Diretório Municipal da Aliança Renovadora Nacional - ARENA, presidido pelo deputado estadual Jammil Assuf Dualibi, convoca reunião para as primeiras definições do partido visando as eleições de 15 de novembro de 1972. Do encontro, que foi rápido, nenhuma outra decisão que não a da convocação oficial da Convenção da ARENA no dia 20 de agosto, com os 36 membros efetivos. 

1.1.A possibilidade tomava maior relevo e grupos de tupãenses, espontaneamente, se dispunham a estruturar e coordenar a candidatura do dr. Waldemar Buffulin. E em meados de agosto é confirmado que o seu nome será levado à Convenção. Na divulgação do nome, também eram acentuados os predicados pessoais e profissionais de Buffulin: professor universitário formado pela USP - Universidade de São Paulo, chefe do Posto de Arrecadação do Ministério da Fazenda, terceiroanista da Faculdade de Direito. Tinha prestígio em relevantes áreas da política brasileira, tanto que aqui recepcionou o presidente da Câmara dos Deputados e interino presidente da República, Paschoal Ranieri Mazilli [ao seu lado na foto] para prestigiar a inauguração de piscina do Tupã Tênis Clube - TTC, que Buffulin presidia.
1.2.Para acentuar a qualificação da candidatura, o vice de Buffulin seria “o jovem advogado e diplomado em Administração de Empresas, Genésio Kuguimoto”, que já foi presidente da Câmara, adesão que traria à chapa o prestigio da Colônia Japonesa e de algumas outras classes profissionais e econômicas da cidade. O Jornal de Tupã anunciava em 10 de agosto de 1972, “que a dobradinha tem o amplo apoio do deputado Jammil Dualibi, presidente do Diretório”. A convenção presidida por Jammil durou mais de três horas. Duas ‘dobradinhas’ se inscreveram para concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Tupã: pela ARENA 1, Buffulin e Genésio Kuguimoto obteve 22 votos e poderia lançar até 18 candidatos a vereador. Pela ARENA 2, Idenolphi Semeghini e João Geraldo Iori obtiveram 13    votos, com direito a lançar até 8 candidatos a vereador. 
1.3.Os trabalhos da Convenção do Diretório Municipal de Tupã da Aliança Renovadora Nacional - ARENA foram acompanhados pelo advogado Osmar Massari [acima, à esquerda; à direita, o advogado e ex-vice-prefeito de Tupã, Edu Teixeira de Mendonça], como representante do juiz da 143ª Zona Eleitoral de Tupã.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade