"FRAGMENTOS" DA HISTÓRIA DE TUPÃ

Geral


David de Castro (dacajur@hotmail.com)
servidor público municipal - 1973|2020

1. “É decretado luto oficial no Município de Tupã, por três dias, a contar de 25 de janeiro de 1990, em razão do falecimento, na cidade de Nova Andradina/MS, do Comendador José Lemes Soares, ex-vereador e ex-prefeito municipal de Tupã, onde se radicam segmentos de sua honrada família”. No Decreto nº 3.854, da mesma data, o prefeito Carlos Messas lembrou que “a cidade se mostra consternada com o desaparecimento de destacado precursor, cujo labor e abnegação estimularam expressivas conquistas para este Município, onde exerceu a vereança e, por duas vezes, o Poder Executivo”. Messas destacou que “o lastimável evento não tem o condão de apagar exemplos de trabalho, probidade e idoneidade [de José Lemes Soares], quer como cidadão, como político, empresário e zeloso patriarca de uma família que soube recorrer a esses atributos para ser estimado e benquisto, aqui e em outras localidades”.

2.1.Governou Tupã por dois mandatos como prefeito eleito: o 3º, com mandato de 1 de janeiro de 1952 a 31 de dezembro de 1955; o 5º, cumpriu com mandato de 1 de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1964, com vários afastamentos. Ostentava o título de comendador. Desde 1974 o nome de José Lemes Soares [foto] identifica o Terminal Rodoviário de Passageiros de Presidente Prudente, cidade onde iniciou a estruturação da Viação Andorinha nos idos de 1948.
3.No flagrante, o quadro representativo do Vila Nova Esporte Clube em 1975, comandado por Benedito Machado Neto. De pé, da esquerda para a direita, Sato, Aranha, Peixinho, Fumão, Castanha, Amado, Hugo e Tonho. Agachados, Gerson, Paulinho, Dito, Cristiano, Cateto, Joaquim Carlos Gonçalves, o “Cateto”, Edmundo e Valdir.

4. “É considerado Hóspede Oficial do Município de Tupã, durante a sua permanência nesta cidade, o prof. Pedro Aparecido de Oliveira, Governador do Distrito L-19 do Lions Clube do Brasil, prestigiando atividades constantes do planejamento leonístico, sob os auspícios do Lions Clube de Tupã”. Ao lançar  o Decreto nº 4.13, de 24 de agosto de 1991, o prefeito Carlos Messas ressaltou que “o Lions Clube de Tupã tem-se mostrado dinâmico nos movimentos comunitários que a cidade enceta, agigantando sua folha de serviços e contribuindo para o bem-estar geral” e que “essa auspiciosa realidade propicia o encontro dos tupãenses com a proba governadoria do Distrito”.

4.1.Natural de Bambui/MG, bacharel em Ciências Contábeis. diretor da Serprel Tecnológica, também laborava com a prestação de assistência contábil a diversas empresas de Mato Grosso, Pedro Aparecido de Oliveira foi governador do Distrito L-19 do Lions Internacional com mandato de 1991/1992.

5.. “A Administração Pública Municipal fica obrigada a proporcionar acesso adequado e a acomodação digna para os deficientes físicos em locais públicos de sua propriedade, responsabilidade ou manutenção” e, para tanto, “o chefe do Poder Executivo Municipal fica autorizado a celebrar convênios e as parcerias com entidades privadas e não-governamentais que se fizerem necessárias à execução” da Lei nº 4.077, de 14 de julho de 2003, sancionada pelo prefeito Manoel Gaspar [foto]

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade