Falar de alimentação é sempre atual

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O assunto “alimentação” não é mais novidade, no entanto é sempre atual porque parece ser cada vez mais difícil nos alimentarmos de maneira correta, ou seja, ingerir os alimentos que mantém a nossa saúde e não somente aqueles que simplesmente matam a nossa fome.
O nosso corpo - a nossa aparência - é feita dos alimentos que ingerimos. Precisamos de alimentos para viver; para viver bem, ter saúde, alguns fundamentos básicos devem ser respeitados na hora de escolher o que vai por no prato.
Por exemplo, uma dieta pobre em proteínas vai resultar em cabelos fracos e quebradiços e o mesmo acontecerá se ingerir muita gordura e pouca vitamina. Daí o ideal é equilibrar esses e outros nutrientes.
Reconhecidamente, o hábito brasileiro de consumir arroz e feijão é muito saudável sob o ponto de vista nutricional. Tendo essa base, agora só falta escolher bem os complementos que garantirão saúde do corpo e beleza que se reflete na aparência de um modo geral, especialmente na pele. 
Falando especificamente da pele, o maior órgão do nosso corpo, ela precisa de nutrição e cuidados adequados porque está exposta aos raios nocivos do sol, aos agentes poluentes e às agressões do frio e do calor, além de refletir tudo aquilo que comemos.
E novamente citando os alimentos, alguns são importantes especificamente para a pele.
Vamos conhecer alguns deles: abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego são frutas que tem muita água na sua composição e ajudam a manter a pele e o organismo hidratado. As frutas vermelhas como o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora são ricos em substâncias antioxidantes, sendo assim, protegem o corpo da ação dos radicais livres.
A couve é rica em fibras, magnésio, cálcio, fósforo e vitamina C, além de possuir bastante água na sua composição ajuda na desintoxicação do organismo. Viu porque o famoso suco que leva couve crua é tão popular?
Além do uso tópico de protetor solar, para a proteção da pele contra a radiação solar devemos acrescentar ao prato alimentos ricos em betacaroteno, como o mamão, a cenoura e também os ricos em licopeno, como o tomate. O tomate também é rico em água, potássio, fósforo e vitaminas A e C.
O espinafre é rico em vitaminas do complexo B e atua no equilíbrio hormonal e no controle da oleosidade da pele. Assim, é um bom aliado na guerra contra a acne.
A abobrinha tem bastante água na sua composição e vitamina B3. Além de manter a pele hidratada, auxilia a manutenção dos níveis de colesterol.
Principalmente para quem busca equilibrar o peso, os grãos e cereais integrais são ricos em fibras e vitaminas em sua composição. É o caso da aveia, cevada e do arroz, entre outros.
O ovo é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e carotenoides e contém ainda aminoácidos que participam da produção do colágeno.
Aliar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e não se esquecer do consumo de água diariamente é fundamental para a manutenção da saúde do corpo e da pele.

Que tal começar a prestar mais atenção no prato? Com todo respeito, fuja o quanto puder dos alimentos industrializados!

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