Eleições 2020: Pela primeira vez, duas mulheres concorrem como prefeita e vice em Tupã

Política


16/9/2020 - Tupã busca aumentar a participação feminina em sua política com a presença de novas pré-candidatas para as eleições municipais deste ano. Em seus 90 anos de história, o município nunca teve uma prefeita. Em quase um século, apenas duas mulheres chegaram perto de transformar essa realidade. É caso de Júlia Messas, no ano de 1996, e de Maria Lucília Donadelli, no ano de 2012, que se candidataram ao cargo, mas não venceram as eleições.
E, neste ano, a jovem Klio Hirano (PRTB) tentará reverter esse quadro no município. E de uma forma ainda mais inovadora e representativa. Ela tem como pré-candidata a vice-prefeita Cris Mapelli, também do mesmo partido. Ou seja, pela primeira vez Tupã terá uma chapa formada por duas mulheres e, ainda, do mesmo partido.
A convenção do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) aconteceu na última segunda-feira, dia 14, no Instituto Nacional da Fotografia (Instituto Hirano), na Rua Botocudos, confirmando a pré-candidatura de Klio Hirano e Cris Mapelli.
Por se tratar de uma  chapa pura, o partido não terá coligações nas eleições majoritárias. A legenda que ainda busca maior representatividade no município, se apresenta como conservadora, tendo como lema “Deus, Pátria e Família”.

Vereadores
Nas eleições municipais deste ano, o partido terá apenas cinco pré-candidatos a vereador: Aparecida de Fátima D’Angelis, Joel Marques D’Angelis, Raquel Quiqueto, Ricardo Aldin, Luiz Fernando Pereira Neves e Laércio José Muniz.
Vale lembrar que para as eleições deste ano, o partido não contará com apoio financeiro vindo do fundo eleitoral, devido à crise financeira que atinge o País em um cenário de pandemia.

Representatividade
A representatividade feminina na política é algo que ainda precisa ser melhor construído no município, não somente na Prefeitura de Tupã, mas também na Câmara. Vale lembrar que, dos 15 vereadores que compõem o Poder Legislativo, há somente uma vereadora.

Apesar da pequena representatividade das mulheres no cenário político, a candidata que obteve mais votos na história de Tupã para o cargo de vereadora foi Lucília Donadelli, no ano de 2008, com 2,8 mil votos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade