Curso de Medicina Veterinária da Unimar recebe selo de melhor curso privado do Estado

Geral


20/11/2020 - O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) recebeu o selo de melhor curso privado do Estado de São Paulo, em avaliação realizada pelo Guia da Faculdade 2020, promovido pelo jornal Estadão em parceria com a Plataforma Digital Quero Educação. A graduação vem se destacando nos principais avaliadores educacionais do País, e conquistou alta nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), mantendo o índice de segundo melhor curso privado do Estado de São Paulo.
  De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, o resultado é a recompensa por todo esforço de uma equipe. “A posição nos enche de orgulho e traz uma responsabilidade ainda maior, referente à manutenção da qualidade na construção da educação qualificada. Porém, é sempre motivador e nos mostra que estamos no caminho certo, formando bons profissionais. Estamos muito felizes e orgulhosos, mas, acima de tudo, quero deixar registrado a nossa gratidão a todos que participaram e participam para que estes resultados maravilhosos apareçam, porque nada é feito sozinho”, destaca.
No Enade, o curso de Medicina Veterinária conquistou a nota 4, em escala de 1 a 5, mantendo o conceito e a posição privilegiada no País, uma vez que esse índice nos coloca entre as oito principais Instituições, entre públicas e privadas, e o segundo melhor curso privado do Estado. Estas qualificações comprovam o desempenho e o compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados.
Ainda segundo o coordenador, é uma posição expressiva, uma vez que o Estado de São Paulo possui 91 cursos de Medicina Veterinária. “Ser destaque demonstra a boa visibilidade que temos no Estado de São Paulo, uma vez que apenas três instituições de ensino conquistaram cinco estrelas, ambas públicas, e três instituições quatro estrelas, sendo duas públicas e a Unimar. Ou seja, somos a única instituição privada do Estado a conseguir essa classificação, resultando no direito de usar o selo do Guia das Faculdades”, explicou.
A notoriedade da profissão é admirada pela Universidade de Marília há mais de três décadas, que de forma pioneira, implantou o primeiro curso privado de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Ao longo deste período, mais de 2,5 mil profissionais se formaram na Instituição e estão se destacando no mercado de trabalho, sempre contribuindo com o fortalecimento da profissão.  “Temos que agradecer ao reitor, dr. Márcio Mesquita Serva, pelo idealismo e investimentos constantes. O reitor é o nosso exemplo, sempre fazendo tudo pela universidade e pela cidade”, conta.
Corpo docente e
estrutura
diferenciada

A qualidade educacional se dá pelo corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e infraestrutura diferenciada, composta por laboratórios com tecnologia de ponta e inovadora metodologia de ensino. “Utilizamos a metodologia ativa, visando a formação de profissionais humanizados, líderes, pessoas que saibam se comunicar, que saibam tomar decisões. As competências humanísticas transformaram nosso curso e é mais um diferencial”, ressalta Fábio.
O corpo docente é composto por profissionais que possuem vasta experiência e vivência prática do mercado de trabalho, transmitindo esse conhecimento dia a dia para os acadêmicos. As aulas são ministradas em completa infraestrutura, composta por laboratórios com alta tecnologia e setores como a Fazenda Experimental, que oferece o aprendizado em áreas da atuação como a bovinocultura de leite, piscicultura e fábrica de ração, e o Hospital Veterinário, referência para Marília e região no atendimento à comunidade, formação de estudantes e aperfeiçoamento profissional.

Extensão

Os acadêmicos têm a oportunidade de participar de diferentes atividades acadêmicas e sociais, que contribuem com a formação profissional. Durante o curso, são ofertados palestras, workshops e eventos que envolvem a comunidade como, por exemplo, o Mc Pet Feliz, Outubro Rosa Pet e a Secam. Além de estar inserida no âmbito público do município, integrando o processo de criação do Código Zoossanitário de Marília, que se tornou referência em legislação de proteção animal, e na participação de campanhas como o “Projeto Unicampo”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura em que os alunos orientam os pequenos produtores da região, controle da leishmaniose, campanha de vacinação antirrábica e mutirões de castração.

Internacionalização

Mais um ponto importante na formação acadêmica é o processo de internacionalização oferecido pela Universidade de Marília. Nos últimos anos, diversos alunos tiveram a oportunidade de realizar estágios em universidades no exterior. “Esse é o caminho necessário para graduação e para o mestrado. Estamos também prontos para receber os estudantes do exterior em nossa universidade”, disse o coordenador.

Aprimoramento em Medicina Veterinária

O programa de aprimoramento há 20 anos oferece a especialização para os profissionais com atuação prática, sob a orientação de um docente. Com duração de dois anos, os aprimorandos podem optar por cinco áreas de atuação: clínica médica de pequenos animais, clínica cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais, clínica médica cirúrgica, reprodução de grandes animais e patologia clínica e patologia veterinária.
De acordo com Fábio, vários egressos se especializaram na Unimar e atualmente são bem colocados no mercado de trabalho. “Essa é uma modalidade diferenciada na Medicina Veterinária, porque o profissional, durante o aprimoramento, recebe treinamento intensivo na especialidade que escolhe. O profissional que passa pelo aprimoramento, conquista status diferenciado”, expõe Fábio Manhoso.
Mestrado
Profissional em
Medicina Veterinária

A Universidade de Marília foi contemplada, pelo terceiro ano consecutivo, com a aprovação do Programa de Pós-graduação “Stricto Sensu” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desta vez com o Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente.
O Mestrado Profissional busca desenvolver habilidades no tripé da saúde única, que é a inserção na saúde animal, saúde pública e saúde ambiental, e a promoção de pesquisas que tenham foco em sustentabilidade, saúde das pessoas e dos animais. Além do desenvolvimento de habilidades digitais, como aplicativos relacionados à produção agropecuária e plataforma de ensino. O curso é aberto aos médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas e biólogos.
De acordo com o coordenador do Mestrado Profissional, dr. Raul Silva Gírio, o mestrado vem reforçar o alicerce do curso. “Há muito tempo esta base sólida vem sendo construída pela Coordenação e Reitoria da Unimar, em relação à Medicina Veterinária. Com o mestrado, nosso aluno vai possuir amplo conhecimento em sua formação, podendo atuar em empresas e habilitado para a docência”, disse o professor Raul Gírio.
A Universidade de Marília está com as inscrições abertas para o processo seletivo das vagas remanescentes para o curso de Medicina Veterinária e também para o Mestrado Profissional. Para realizar sua inscrição ou mais informações acesse: www.unimar.br

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade