Criança picada por escorpião teve atendimento rápido

Geral


O atendimento rápido feito pelas professoras da Creche-Escola “Manuel Campos Ruiz” foi determinante para que a criança picada por escorpião terça-feira à tarde na sala de brinquedos da escola não sofresse qualquer tipo de comprometimento de sua saúde física. A criança foi levada às pressas para o Pronto-Socorro da Santa Casa e lá a equipe médica tomou todas as medidas necessárias que o caso exigia.
Minutos depois do ocorrido, a própria Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota oficial explicando tudo o que aconteceu. A nota, na íntegra:
 
“A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a criança que foi picada de escorpião na tarde de hoje (13) já foi medicada na Santa Casa e passa bem. O acidente, envolvendo um menino de 2 anos, aconteceu por volta das 16 horas na Creche-Escola “Manuel Campos Ruiz”, nos altos da Vila Abarca.
“A criança estava na sala de aula que fica próximo ao pátio da creche e repentinamente apresentou choro persistente, chamando a atenção das professoras. Ao examinarem a criança, os profissionais, que neste ano receberam treinamento para lidar com essas situações, levaram imediatamente a criança para o pronto-socorro da Santa Casa.
“No hospital, a criança foi prontamente atendida, recebendo o bloqueio anestésico. O prefeito municipal visitou a criança na Santa Casa, conversou com os pais e verificou que a criança está bem, estável, e em observação, conforme protocolo e conduta médica, mas sem riscos.
“A Secretaria de Saúde informou que todas as unidades escolares recebem visitas periódicas da equipe de prevenção e captura do escorpião. A última visita na Creche “Manuel Campos Ruiz”, que fica localizada próxima a uma granja, foi realizada no mês de fevereiro, quando foi constatado que as adaptações necessárias foram executadas pela Secretaria Municipal de Educação para amenizar o risco de aparecimento de escorpiões e outros animais peçonhentos.
“Intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar acidentes envolvendo esses animais, a Secretaria de Saúde também realizou treinamento às ADIs das creches-escolas. O trabalho foi a extremamente positivo, o que pôde ser comprovado na rapidez do transporte desta criança ao hospital.
“Além disso, a Secretaria de Saúde está ampliando em mais de 100% a equipe responsável pelas visitas preventivas e de captura de escorpiões, o que possibilitará a intensificação das visitas.
“A Secretaria de Saúde informa ainda que a equipe do Centro de Combate às Zoonoses estará vistoriando novamente a Creche “Manuel Campos Ruiz” às 6h30 desta quarta-feira (14), antes do início das aulas, com o objetivo de verificar se há novos possíveis locais para criadouro. Terminada a vistoria, os trabalhos serão estendidos às redondezas da creche”.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade