Cana: Alto custo de produção desanima produtores

Geral


12/1/2021 - A rentabilidade na produção de outras culturas fez produtores rurais da região  reduzirem o investimento na atual safra da cana-de-açucar. Uma das culturas que vem ganhando ainda mais terreno na região é a do amendoim, que mostra preços mais vantajosos aos produtores. Na atual safra, a saca de 25 quilos já está sendo comercializada a R$ 120,00 na região.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área plantada de cana apresentou queda de 18,15% no período analisado, passando de 7.168 hectares em 2018 para 5.867 hectares em 2019. E a previsão é de que na safra atual, em andamento, a área plantada da cana deverá apresentar uma nova redução.

Segundo a Canaplan, o segmento deve esperar uma quebra de produção neste ano, ocasionada pela redução da área cultivada com cana na região Centro-Sul.

De acordo com as informações, a devolução de canaviais em função do alto custo de produção, migração de áreas para outros cultivos, menor replantio em 2020 e a nova onda de fusões e aquisições, são fatores que levarão a uma redução de 150 mil a 250 mil hectares em 2021/22.
Caso a área seja diminuída em 150 mil hectares, a produção total da próxima safra deverá fechar entre 575 e 590 milhões de toneladas. Caso a saída seja de 250 mil hectares, o teto produtivo será de 583 milhões de toneladas.
Açúcar

Com grande parte das usinas já encerrando suas safras, a Canaplan aponta que o ciclo 2020/21 deverá fechar em 595 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, com um ATR total de 143 kg por hectare. A produção de açúcar totalizará cerca de 37,5 milhões de toneladas, enquanto a de etanol de cana, de 27,1 bilhões de litros.  
Mesmo diante de tantas adversidades e com a severa estiagem registrada ao longo do ano, o setor mostrou alta resiliência e vai conseguir fechar a safra de forma positiva, inclusive com uma produtividade agrícola bem acima do registrado em ciclos anteriores.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade