Árvore da Praça da Figueira tem mais de 40 anos

Geral


13/5/2022 - Você deve conhecer a planta apenas como figueira. Mas ela pode ser chamada de figueira branca, borracheira, árvore da borracha e até falsa seringueira. E pelo que se sabe, o provável único exemplar dessa árvore está localizado na conhecida Praça da Figueira, na Rua Clóvis de Oliveira, região Leste da cidade. 
Vale lembrar que essa árvore foi plantada no local há mais de 40 anos. Exatamente, não se sabe quando. Acredita-se que possa ser nativa. Frondosa, a árvore proporciona ótima sombra e, por isso, é normalmente utilizada para arborização rural e eventualmente para paisagismo de praças e jardins. É também indicada para a composição de reflorestamentos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. 

A figueira branca pode atingir de 10 a 20 metros de altura, com tronco de 90 a 180 centímetros de diâmetro, dotado de sapopemas basais e ritidoma lenticelado; copa imensa, podendo chegar a mais de 20 m de diâmetro. 
Ainda é de pouco conhecimento, mas quando cortada, a planta derrama um látex tóxico, esbranquiçado e muito viscoso. Este látex pode até ser utilizado como matéria-prima na fabricação de borracha. 
Quando adulta, essa árvore desenvolve raízes aéreas. Estas raízes crescem em direção ao solo, transformando-se em troncos auxiliares, que ajudam a suportar os pesados ramos.

A planta cresce melhor em zonas com forte insolação, embora seja extremamente tolerante à sombra. Temperaturas muito elevadas reduzem o crescimento das folhas. Suporta bem a seca, mas prefere zonas bem irrigadas.
Outro fato curioso é que a figueira branca pode crescer sobre outras árvores. Sua semente deixada sobre o tronco de outras árvores pode fazer uma pequena muda surgir sobrepondo sua hospedeira. Com seus ramos procurando a luz do sol e as raízes descendo em direção ao solo, a figueira branca vai, aos poucos, envolvendo a outra árvore, que termina morrendo sufocada. Com o apodrecimento da árvore envolvida, sobra um grande oco em seu lugar, que pode servir de abrigo para inúmeras espécies de animais.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade