Alunos da Faccat conhecem sistema de produção dos Laticínios Hércules

Variedades


Alunos do 8º semestre de Administração e do 6º semestre de Engenharia de Produção, das Faculdades Faccat, acompanhados do professor Valdir Gomes Pato Junior, visitaram os Laticínios Hércules (empresa do Grupo ZDA), que fica em Herculândia. A atividade, que ocorreu no dia 24 de novembro, faz parte da proposta pedagógica dos cursos da Faccat que visam essa proximidade com o mercado de trabalho por meio de visitas técnicas nas empresas.
Fundada em 1953, a Hércules foi adquirida, em 2008, pelo Grupo ZDA, uma das empresas mais importantes no segmento de alimentos do País. Atualmente, a unidade é responsável pela produção de leite e creme de leite e processa mais de 11 milhões de litros/mês. 
Durante a visita técnica, os estudantes foram recebidos por Kleber Cabrini (gerente de Vendas), Geise Capiotto (engenheira de Alimentos), Levi Domingues e Adriano Barbosa, (Planejamento e Controle da Produção). 
Os alunos participaram de palestras que explicaram desde a história do Laticínio e Grupo ZDA, suas marcas, atuação do grupo no mercado interno e externo, passando pelo controle de qualidade e segurança industrial e assim finalizando com a gestão de produção e seus indicadores-chave de desempenho (KPIs). 
Após as palestras, os alunos percorreram as instalações industriais do laticínio, onde verificaram o processamento do leite, do recebimento até a gestão de estoque. Destaque para uma das máquinas Tetra Park de envase de leite que possui em seu indicador a marca expressiva do 3º maior desempenho em processamento de leite em nível mundial. 
“Foi uma das melhores visitas técnicas de que já participei. Tivemos a oportunidade de aprender todos os processos e valores da empresa. Alguns conteúdos abordados na sala de aula, nós podemos ver na prática”, destacou o aluno do curso de Administração,  Gabriel Úbeda Mendes.
O Brasil é o 3º maior mercado produtor de queijos do mundo, com um consumo de 8 quilos por habitante/ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Mintel.  Atenta a esta demanda, em 2018 a marca Hércules desenvolveu 10 produtos dentro da categoria de Dairy, com 20 diferentes apresentações de tamanhos. A linha oferece diversas opções para o consumidor final e profissional, tais como a mussarela, prato, colonial, minas frescal, minas padrão, coalho, provolone, ricota fresca, queijo parmesão ralado e manteigas com e sem sal. 

As duas unidades responsáveis por queijos estão situadas em Marechal Cândido Rondon (Paraná), com capacidade produtiva de 300 toneladas/mês e São João (Paraná), com capacidade de 160 toneladas/mês.
Atualmente, o Grupo ZDA possui 4 grandes marcas: Bel (candies, bombons, tabletes, marshmallows e coberturas), Hércules (leites, creme de leite, manteigas e queijos), Ailiram (snacks, barras de cereais e pipocas), A.fit (linha de snack e barra de cereais saudáveis), Pop Up (pipoca tipo americana) e Diatt (chocolates diet). 

“Agradecemos a atenção de toda equipe do Grupo ZDA, em especial aos profissionais dos Laticínios Hércules, que puderam proporcionar aos alunos da Faccat um ambiente misto entre palestras e atividades práticas industriais”, disse o professor Valdir.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias