Academia para portadores de deficiência está abandonada

Geral


Muita gente nem sabe que existe, mas, em Tupã, portadores de deficiência encontram uma academia ao ar livre, adaptada e própria para a prática de exercícios.
Só que a academia de ginástica adaptada para pessoas com deficiência, localizada no cruzamento das ruas Gertrudes Maria de Oliveira Campos e Liberdade, na Vila Marajoara, ao lado da Escola Estadual “Sebastião Teixeira Pinto”, está abandonada. 
Com o mato alto e sem monitoramento, a academia não registra frequência de usuários. Quando o projeto foi entregue, há cerca de 4 anos, a ideia era construir também a sede da Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (APDETT), mas isso ainda não aconteceu.
De qualquer forma, o espaço apresenta alternativas para possibilitar a prática do exercício físico, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os índices de sedentarismo. Ao oferecer aparelhos de academia ao ar livre para deficientes, a prefeitura ampliou ainda mais o acesso ao exercício físico ao ar livre por cadeirantes, por exemplo.

As academias que possuem os aparelhos adaptados são uma importante medida para os deficientes, que se deparam diariamente com uma série de desafios na própria cidade. Isso porque, treinar livremente em equipamentos adaptados para suas necessidades, evita o risco de lesões, promove o bem-estar e ainda leva um sentimento de pertencimento ao espaço público, que muitas vezes são limitados para quem é deficiente.
A prática esportiva, além de fazer bem para a saúde, aumenta a autoestima dos deficientes físicos e promove interação social. O problema maior é que a academia em Tupã não conta com orientadores responsáveis por acompanhar os usuários. Neste caso, como não há um profissional para ajudar, os usuários podem treinar de forma autônoma, desde que autorizados por um médico. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias