Mostra Fênix teve encerramento e premiação

Geral


De 6 a 13 deste mês, aconteceu em Tupã a II Mostra Fênix de Linguagens Cênicas. O Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura e o Grupo Fênix de Teatro, organizadores, agradecem todos os parceiros pelo sucesso do evento, que aconteceu no Clube dos Comerciários. 
Além do espetáculo “Duas Lágrimas para Kazuo Ohno”, que foi encenado na ONG Arte Vidas, foram 8 dias de uma intensa programação que reuniu 13 companhias teatrais e 8 grupos de dança no Clube dos Comerciários, os quais  trouxeram as mais diversas linguagens.
Quem acompanhou se surpreendeu com a qualidade dos espetáculos. Acima de tudo, houve uma importante troca de experiência, com grupos de diversas localidades.

Mostra

A  II Mostra Fênix de Linguagens Cênicas é uma mostra competitiva que foi idealizada com intuito de promover o intercâmbio entre as mais variadas linguagens cênicas, o teatro, o circo e a dança. Realizando a troca entre os artistas, os artistas e o público, estimulando a criação artística e trabalhando para a formação de plateia.

Homenagem

Em cada edição, é realizada uma homenagem a uma pessoa que tenha contribuído ou contribui para as linguagens cênicas no município, dando seu o nome ao troféu. Este ano, a II Mostra Fênix de Linguagens Cênicas fez uma justa homenagem ao fundador do Grupo Àgape de Teatro, o secretário Municipal de Cultura Renato Gonzalez.

Debatedores

A mostra contou também com os debatedores que, com muita técnica, discernimento e sabedoria, realizaram alguns apontamentos e sugestões aos grupos e tiveram muito trabalho para chegar ao resultado final. Foram eles: Aguinaldo Souza - ator, bailarino, performer, diretor, e professor de dança e teatro; Nelson de Abreu - professor do Instituto Federal de São Paulo (Câmpus Tupã), teatrólogo, professor de teoria da literatura, que ministra cursos de teatro, literatura e língua espanhola no Instituto Federal de São Paulo; e Luan Almeida Sales - bacharelado em interpretação teatral e artes cênicas (UEL), e ministrante da oficina teatro e balé clássico - Escola Municipal Iná Ribas Carli, em Guarapuava (PR).

Exposições

Durante o evento, foram realizadas exposições do acervo do Grupo Fênix, e uma  pequena e singela lembrança do patrono Luiz Bertazzoni. Além de uma exposição fotográfica realizada pelo fotógrafo Eduardo Dantas, que fotografou a primeira edição.

Troféu

Receberam o Troféu Renato Gonzalez por Incentivo Cultural: Ong ArteVidas, em nome de Antônia Rufino, presidente; Sincomerciários de Tupã, Sincomércio,  Sesc Thermas de Prudente, APAA - Associação Paulista dos Amigos das Arte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; Grupo Ágape de Teatro, Empresa Jotaká Eventos, Empresa Jesson, 3W Eventos, Faculdades Faccat, fotógrafo Eduardo Dantas, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Tupã, Projeto Adolescente Cons-ciente,  Associação Cultural e Esportiva de Tupã, Neusa Chagas, Supermercados Gaspar, TV Câmara de Tupã, TV Universitária, Rádio Band FM, Rádios Tupã AM e FM, jornais Diário e Folha do Povo, Aguinaldo Souza, Luan Sales e Nelson de Abreu.

Premiações

Para conhecimento de todos, o espetáculo a Árvore da Imaginação, que realizaria a apresentação no dia 12, cancelou a mesma. Assim, o espetáculo infantil “Um Presente para a Princesa”, do Grupo Teatral Porão, levou os seguintes prêmios: melhor cenografia, sonoplastia, figurino, direção, maquiagem, pesquisa e trabalho de grupo. Além de ator coadjuvante para Leonardo Lemos, ator para Vinícios Zampier, atriz coadjuvante para Gabriela Ferreira, atriz revelação para Carol Crechi e melhor espetáculo infantil.
Na categoria adulto, a melhor sonoplastia ficou com Andreza Dagostino e Sávio Dagostino, do espetáculo Puto!, do Grupo de Apoio a Loucura de São José do Rio Preto, que ficou ainda com o melhor figurino; melhor cenografia, Rafael Tupy, do espetáculo Duas Lágrimas para Kazuo Ohno, da Giros Cia. de Artes de Marília; melhor direção, Aguinaldo Souza, do espetáculo Merci Camile; melhor maquiagem, Suria Amanda, do Puto!, do Grupo de Apoio a Loucura de São José do Rio Preto; melhor dramaturgia (autoria própria), O Menino Eterno, texto de Luan Valero, da Cia. Primeiro Encontro; melhor pesquisa, Merci Camile, Cia. L2, de Londrina; melhor trabalho de grupo, O Menino Eterno, texto de Luan Valero, da Cia. Primeiro Encontro; melhor ator coadjuvante, Ricardo Campos, espetáculo Léu e Bia, Cia. Trupeçar, de Espírito Santo do Pinhal; ator revelação, Murilo Gussi, espetáculo Puto!, do Grupo de Apoio a Loucura, de São José do Rio Preto; melhor ator, Graziel Oliveira, espetáculo O Rei da Feira, da Cia. As Lucianas, do Rio de Janeiro; atriz coadjuvante, Jenifer Salvi, espetáculo Léu e Bia, da Cia. Trupeçar, de Espírito Santo do Pinhal; atriz revelação, Thainá Calabrez, espetáculo A Hora da Estrela, Cia. Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral, da cidade de Taquaritinga; melhor atriz, Natali Abati, espetáculo Merci Camile, Cia. L2, de Londrina; 3º melhor espetáculo, Puto!, do Grupo de Apoio a Loucura, de São José do Rio Preto; 2º melhor espetáculo, O Rei da Feira, Cia. As Lucianas, do Rio de Janeiro; e 1º melhor espetáculo, Merci Camile, Cia. L2, de Londrina.

Premiação na dança

Na dança, a premiação foi a seguinte: melhor sonoplastia, vencedor Arte Break,  espetáculo Dança Corpo e Superação; melhor figurino, vencedora Escola de Dança Gigi Najma Belle Dance, com o espetáculo Ventre Magia; melhor maquiagem,  Escola de Dança Gigi Najma Belle Dance, com o espetáculo Ventre Magia; melhor trabalho de grupo, vencedor Arte Break,  espetáculo Dança Corpo e Superação; melhor expressão corporal, Arte Break,  espetáculo Dança Corpo e Superação; e melhor coreografia, Primeira Cena, do espetáculo Amigas do Ventre; melhor direção e pesquisa, Projeto + Educação; melhor bailarina, Ka Najma, espetáculo Amigas do Ventre; e melhor dançarino, Jeferson Carlos, Arte Break, espetáculo Dança Corpo e Superação.
Como melhor espetáculo, o terceiro lugar ficou com a Escola de Dança Gigi Najma Belle Dance, com o espetáculo Ventre Magia; em segundo, Arte Break, com o espetáculo Dança Corpo e Superação; e, como campeão, cena do espetáculo Amigas do Ventre.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade