Milho: Produção apresentou aumento nos últimos anos

Economia


8/12/2021 - A produção de milho em Tupã teve alta de 75% nos últimos anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2019 a safra do milho em Tupã teve uma produção de 3,2 mil toneladas. No ano de 2020, essa produção passou para 5.625 toneladas.
Esse aumento na produção incentivou outros produtores a investirem na cultura, que neste ano se mantém estável. Na última semana do mês de outubro, os silos da Ceagesp estavam armazenando cerca de 17,6 mil toneladas de produtos, sendo 9 mil toneladas de milho produzido na região, que representam 51,13% da quantidade armazenada.
E apesar da redução das chuvas ao longo de novembro e das consequentes preocupações dos produtores, o desenvolvimento das lavouras está sendo considerado bom. Não dá ainda para avaliar possíveis perdas. Exceto no caso das maritacas, que costumam atacar as plantações em Tupã e toda a região.
De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até o dia 27 de novembro a semeadura da atual safra havia alcançado 95% da área estimada no Estado de São Paulo. A previsão é de que a nova colheita ocorra em meados do mês de fevereiro.

Preços

Os preços do milho recuaram na maior parte de novembro, voltando a avançar apenas na última semana do mês. Até a terceira semana, os valores foram pressionados pelo ritmo enfraquecido das exportações na atual temporada e pelo bom andamento da semeadura da safra Verão.
Além disso, compradores permaneceram afastados das negociações – na expectativa de continuidade das quedas –, enquanto os vendedores, com necessidade de liberar espaços nos armazéns, aceitavam negociar o cereal a preços mais baixos.
Apesar das altas no fim do mês, a média do indicador em novembro, de R$ 84,19/sc de 60 kg, ficou 6,4% abaixo da de outubro; no acumulado do mês, o cenário também foi de queda, de 2,7%, com o Indicador ESALQ/BM&FBovespa fechando a R$ 84,46/sc no dia 30.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade